sexta-feira, 19 de abril de 2013

A oração negligenciada na vida da igreja


Para quem já leu algo a respeito do cotidiano de qualquer mulçumano saberá que "Salaat" é o nome dado por eles as suas orações obrigatórias que são praticadas cinco vezes ao dia, por todos os mulçumanos. Seguem piamente as orientações do profeta Muhammad. Embora não concordemos com suas práticas religiosas, não obstante, deveríamos nos envergonhar pelo descaso e mazela que nós cristãos temos tido com a oração. É triste dizer, mas é a pura verdade, o Islã tem levado a sério a oração muito mais do que nós que conhecemos a verdade. Vi postado num destes sites sociais uma figura que expressa uma grande verdade, de um lado uma foto com uma grande multidão num destes shows gospels, e paralelamente a esta foto, havia uma outra com uma senhora solitária dentro de uma igreja participando de uma reunião de oração. Que contraste pensei! Não sou contra shows gospels, apenas faço uma crítica as nossas prioridades. Temos disposição para irmos a um show gospel, a uma pizzaria, pegar um cinema em dias chuvosos e frios. Mas dias chuvosos e frios não "legais" para ir a igreja orar ou estudar a palavra. Trocamos uma reunião de oração por uma novela, por um amigo, por uma cama quentinha. Aí penso! Como alguns ainda acham que salvação é meritória e não pela graça, visto que nossas obras são ineficientes para nos justificar. Só a graça de Deus para fazer alguma coisa por pessoas que são egoístas, egocêntricas, individualista, que pensam apenas no bem estar próprio e não no Reino de Deus. Nos esquecemos que tudo provem de Deus, e sem Ele nada temos, e nada somos, porém tal conhecimento nunca vem a nossa mente a não ser que as intempéries da vida bata a nossa porta. Às vezes é necessário que Deus nos faça perder o conforto, o emprego, a saúde, a família para que lembremos que precisamos Dele. Se porventura algum de nós vivesse a experiência de Jó, a priori, creio eu, que dificilmente teríamos o mesmo comportamento de Jó. Ele buscava ao Senhor tendo tudo ou não tendo nada. Jó orava ao Senhor tendo tudo e não tendo nada. Declarou ele: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus. (Jó 1:21-22 ) Hoje, talvez, alguns de nós buscaria a Deus somente quando não tivesse nada, porque quando Deus dá tudo, logo nos esquecemos de quem deu, e não paramos nem para agradecer o lugar que conquistamos, o bem adquirido, a saúde restabelecida. Lamento que oração não seja mais a prioridade na vida de muitos crentes. É necessário que nos lembremos da advertência de Jesus aos seus discípulos no Getsemâni quando todos foram convocados a orarem com Ele: "Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza. Por que estão dormindo? ", perguntou-lhes. "Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!" (Lc 22:45-46.) Que Deus tenha misericórdia de um povo que não ora, que não busca e não se arrepende.


Rev. Régis Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário