quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Redes Sociais


Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, João 15:15.

Hoje é muito comum estarmos inseridos em redes sociais, sejam crianças, jovens, adultos, solteiros, casados, viúvos, todos procuram estender os seus relacionamentos "virtuais". Vemos um rosto conhecido e logo clicamos "amigo". Gente talvez que a muito tempo não vemos, gente que é amigo do nosso amigo, e por isso, lhe atribuímos também o título de amigo. Mas serão tais pessoas amigos de verdade? Quando precisarmos elas estarão presentes em nossas vidas? Todos estarão dispostos a chorar conosco quando for necessário? Irão orar por nós quando as lutas baterem em nossa porta? Creio que muitos deles não sabem nada de nossa vida ou da nossa história. Sendo assim, nos tornamos mentirosos quando os declaramos "amigos". Percebe-se que banalizamos o sentido desta palavra. O dicionário Aurélio a define da seguinte forma: ”homem ligado a outra pessoa por amizade ou afeição; companheiro; camarada; simpatizante; amásio. íntimo, querido". Logo, percebemos que não cabe a qualquer pessoa receber tal título de honra. A Bíblia por diversas vezes também faz uso desta palavra para designar o relacionamento cristão que é representada pela palavra grega φιλους (filos) cujo significado é "amigo íntimo". Imagine a grandeza daqueles que em vez de serem chamados δούλος (doulos), servos/ escravos, foram chamados de φίλους (philos), amigos íntimo de Jesus - conforme o texto de João 15: 15. Os apóstolo receberam tal título somente depois de 3 anos de convivência com o Senhor Jesus, ouvindo-o, o observando, comendo com Ele, caminhando pelos desertos, pescando, estando presente em momentos de adversidade e perseguição, viajando de barco pelo mar da Galiléia etc. Para serem chamados de amigos levou tempo, não foi numa clicada como fazemos nas redes virtuais de "amizade", mas sim através de investimento de vida, a cada minuto era uma oportunidade de estreitar a relação entre Jesus e os seus discípulos. Precisamos aprender a imitar o nosso Senhor Jesus. Ele é um grande incentivador de redes sociais. A D'ele cresce a cada dia, pois toda vez que um pecador se arrepende este é inserido na rede social de Jesus elevando-o honrosamente com o título de amigos de Jesus. Verdadeiros relacionamentos são construídos estando presentes uns com os outros, conversando, partindo o pão juntos, tomando um cafezinho, chorando, rindo, orando uns com os outros, estudando a Palavra em grupo, uma visita, um telefonema, uma palavra de conforto e de consolo. Creio, que todas estas são ações e outras que irão construir em nossas vidas verdadeiras redes sociais tendo Jesus como o nosso melhor amigo.

Rev. Régis Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário